Paroquia Santa Lidia


Nasceu como Missão Lídia nos anos 60 com o intuito de formar uma comunidade marcada pelo acolhimento, tendo como exemplo Santa Lídia, mulher lembrada no livro dos Atos dos Apóstolos por acolher e cuidar dos apóstolos.


Em seu primeiro momento, lembrando em especial Sr. Shozo Iwai, a então Missão Lídia, foi organizada por famílias anglicanas vindas da cidade de Guaimbê - Interior de São Paulo.


Mensalmente,  as familias realizavam celebrações da Santa Eucaristia nos lares das pessoas que desejavam atendimento pastoral da Igreja Anglicana, tendo como seu ministro fundador, o saudoso Reverendo Paulo Yuji Kaneko. Posteriormente, Reverendo Yoshiro Yoshizawa e Reverendo Cezar Alves, também serviram como ministros encarregados da Missão Lidia.


No entanto, o desejo de formar uma comunidade de serviço e acolhimento tornou-se intenso. Assim sendo, a Missão Lídia passou a utilizar o templo da Igreja Luterana em Santo André. Foi um período de bênção para ambas as tradições (anglicana e luterana), pois durante a permanência da Missão Lídia no templo da Igreja Luterana, os lanços ecumênicos tornaram-se cada vez mais fortes, notório através dos eventos e das celebrações realizadas por ambas as comunidades.


Durante a permanência no templo da Igreja Luterana, a Missão Lídia foi atendida pelos Reverendos Cezar Alves, Flávio Irala e Mitsuo Noyama. Mas em agosto de 2003, motivados pelo Reverendo Noyama, a Missão Lídia mudou-se para o Bairro do Rugde Ramos, na cidade de São Bernardo do Campo/SP, local onde realiza seus ofícios religiosos, até a presente data.  No Concílio Diocesano em agosto de 2005 foi elevada à categoria de Paróquia Subvencionada e no mês de setembro do mesmo ano, acolheu como pároco o Reverendo Tadeu Santos.


O acolhimento é o carisma desta Paróquia Anglicana presente em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.



Paróquia Anglicana de Santa Lidia
Avenida São João Batista, 353  - Rudge Ramos
CEP 09736-500   São Bernardo do Campo - SP
Celebração da Santa Eucaristia - Todos os domingos as 18:30 hs